top of page
  • Foto do escritorVitoria

I Assembleia Geral do CINRESOAC de 2023

Atualizado: 26 de out. de 2023

Na sexta-feira, 06 de outubro de 2023, o presidente do Consorcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Acre – CINRESOAC, Sebastião Bocalom, recepcionou a caravana de prefeitos do Acre, bem como empresários do ramo e autoridades locais e nacionais, na UTRE - Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco.

O evento aconteceu na sede administrativa da UTRE com o intuito de apresentar a realização do tratamento de resíduos que vem sendo feito pela cidade de Rio Branco, apontando as dificuldades encontradas para melhor aproveitamento das instalações e longevidade do aterro e demonstrando importância e as vantagens da operação de um empreendimento deste porte no viés ambiental e social.











Na reunião estiveram presentes o Dr. Denílson Campello, Diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – MIDR que fez questão de enfatizar o apoio do ministério a ações de interesse público e grande importância, como a criação de aterros sanitários nas cidades acreana através do consórcio.

O Diretor do Departamento de Mudanças Climáticas e Coordenador do Aterro Sanitário do Município de Rio Branco, Emerson Leão Pereira da Silva fez uso da palavra apresentando a equipe que atua na UTRE e os trabalho que a unidade exerce com os recursos disponíveis, além de coordenar uma caminhada ao longo das instalações do UTRE com demonstração de cada setor e suas funções.










Como entidade reguladora e preocupada com a situação das disposições finais de resíduos sólidos nas cidades acreanas, o Ministério Público se fez presente para acompanhar os primeiros trabalhos do CINRESOAC e verificar o andamento das atividades da UTRE de Rio Branco através do Chefe do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente Patrimônio Histórico e Cultural Habitação e Urbanismo, (CAOP-MAPHU) do Ministério Público do Estado do Acre, o Sr. Paulo Henrique.

Ao término da visita técnica à UTRE de Rio Branco, a AMAC sediou a I Assembleia Geral do CINRESOAC de 2023, conduzida pelo presidente Tião Bocalom, na qual foi apresentado o modelo de organização interna e cargos necessário ao funcionamento inicial do CINRESOAC



Marcus Lucena, Coordenador Executivo da Associação dos Municípios do Acre, participou ativamente de forma improvisada da organização da criação e ativação do consórcio que, nesse ato, passo a ser operacionalizado pela equipe técnica a ser designada pelo conselho diretor do CINRESOAC.






















































21 visualizações0 comentário
bottom of page