top of page
  • Foto do escritorVitoria

Com 21 Representantes Municipais Presentes, Aconteceu a Caravana dos Prefeitos no Vale do Juruá

Com a presença de diversos gestores representando 21 Municípios do Estado do Acre, a Caravana do Vale do Juruá discutiu assuntos importantes e pertinentes as prefeituras associadas. O evento iniciou no dia 26 de julho, partindo da Capital Rio Branco, local de concentração dos municípios do Alto e Baixo Acre, no município de Bujari foi realizada a primeira recepção da caravana, em seguida foi a vez de Sena Madureira e mais para frente, foram feitas paradas em Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá, de onde a caravana seguiu ao Vale do Juruá. A caravana encerrou-se no dia 28 desse mesmo mês com a realização da Assembleia Geral dos Prefeitos sediada na Cidade de Rodrigues Alves.


Durantes esses três dias foram realizadas diversas atividades técnicas oriundas da Caravana, como a visita ao ITPAC – Faculdade de Medicina de Cruzeiro do Sul onde foi tratado sobre o Orçamento Geral da União de 2023, além da apresentação das instalações da Faculdade e também da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o referido instituto e as Prefeituras para futura abertura de campos de prática. Ainda pela parte da manhã aconteceu a inauguração da indústria de Citroessências do Município de Cruzeiro do Sul, empreendimento que gerará empregos e renda aos cultivadores de citronela da região. Em Mâncio Lima foi realizada visita a fazenda de café do Deputado Estadual Jonas Lima, onde os gestores municipais viram todo ciclo de cultivo de café e o potencial crescimento do cultivo entre os produtores locais, como o produtor familiar Vô Raimundo, que também recebeu a caravana dos prefeitos e demonstrou as instalações e equipamentos onde é processado e embalado para venda toda sua produção de café. Finalizando o segundo dia de eventos, os prefeitos foram recebidos pela vice-prefeita de Mâncio Lima, a senhora Ângela Valente, onde foi evidenciada a larga produção de cocos, mais uma potência agronômica da região.


O presidente da Associação dos Municípios do Acre e prefeito da capital Rio Branco, Tião Bocalon abriu a assembleia de prefeitos tratando dos assuntos institucionais da própria AMAC e, em seguida, tratou de pautas como o repasse extra do FPM, que contou com a participação do representante da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, o senhor Carlos Alberto- Xis, Articulador Institucional. Logo após, foi realizado a entrega da Fotográfica Ortorretificada do município de Rodrigues Alves, elaborada pela AMAC.

O Censo 2022 foi o assunto discutido pelo chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Acre, Marcos Esteves que ressaltou os benefícios trazidos pela atualização populacional e de informações complementares do público acreano.



Das pautas externas, o Representante da Secretaria de Estado da Fazenda Itamar Magalhães da Silva trouxe a redução da alíquota do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços para os municípios e seus impactos. O Programa de Apoio aos Micros e Pequenos Empresários nas compras governamentais foi explanado pelo Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia Assurbanipal Barbary que mostrou a relevância da adesão pelos municípios. O Sistema Nacional de Empregados – SINE fez uma breve fala na qual anunciou a criação de banco de vagas de empregos nos municípios acreanos.

Ao termino da assembleia, o Prefeito anfitrião Jailson Pontes convidou todos à pretisgiar

as comemorações em alusão ao 30º aniversário da cidade de Rodrigues Alves/AC, que foi realizado no Parque Municipal.


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page