top of page
  • Foto do escritorVitoria

Capacitação em ferramenta GIS aplicada à Gestão Pública com o uso de Mapeamento Aéreo dos Municípios

A ausência de um simples mapa delimitando as características locais dos municípios acreanos despertou na equipe técnica da AMAC o interesse em realizar levantamentos aero fotográficos dos limites urbanos dos municípios associados. o Trabalho idealizado se espelha ao serviço já feito pela Prefeitura de Rio Branco, a qual conta com uma equipe capacitada e exclusiva para tal fim.

Com a ausência de recursos disponíveis para aquisição de equipamentos e pessoal, a AMAC usou de forças próprias e adquiriu um equipamento tipo drone, equipado com GNSS e sensor fotográfico de boa qualidade, além disso, aproveitou técnicos do próprio quadro para realizar os levantamentos supracitados, processar os dados e disponibilizar aos municípios o produto em formato de ortomosaico, o que se apresenta como uma imagem de altíssima resolução e com dados geográficos que permitem a localização, posicionamento e mensuração de objetos diversos identificáveis na própria imagem.

Com isso, a AMAC promoveu nos dias 14 e 15 de deste mês uma capacitação voltada à técnicos e secretários municipais com o objetivo de apresentar a ferramenta de trabalho GIS de licença livre chamada QGIS, na qual foi explicado cada detalhe do software e de suas características quando aplicado à gestão de dados públicos e como ferramenta administrativa. Inúmeras situações foram colocadas e explicitadas com o olhar geográfico do problema e da solução, ajudando na tomada de decisão do gestor e seus corresponsáveis.

Júlio César Monteiro, servidor da AMAC no atual cargo de Assessor Técnico, formado me Georreferenciador de Imóveis Rurais palestrou durante os 2 dias de curso, assessorado pela estudante do curso Bacharelado em Geografia pela UFAC, senhora Juliana Denti, que ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Acre, localizado na Alameda Ministro Miguel Ferrante, Portal da Amazônica - Rio Branco/Ac.

A ideia do encontro foi demonstrar que é possível fazer uso de dados já obtidos em conjunto com dados importados de outros órgãos, assim como criar dados próprios e específicos, contribuindo de forma significativa para os andamentos dos mais diversos trabalhos de uma administração.

Prestigiou o evento o Prefeito da capital Rio Branco, senhor Tião Bocalom que acumula a função de Presidente da AMAC, além do Prefeito da cidade de Marechal Thaumaturgo, senhor Valdélio Furtado, Prefeito da cidade de Capixaba, eleita como projeto piloto, senhor Manoel Maia, Diretor do SEBRAE, senhor Marcus Antônio Lameira, representante do ITERACRE, senhor Leandro Simão de Araújo e o Presidente da OAB, senhor Rodrigo Aiache.

Além da representação de diversos municípios, órgãos do Governo do Estado se fizeram presente ao evento, como Defesa Civil e FUNASA.

A capacitação se estenderá mesmo após o evento por meio de reuniões e encontros dos interessados e a equipe AMAC, inclusive com aqueles que não puderam comparecer ao encontro.


102 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page